Aplicação de nossa

 

Metodologia & Proposta Pedagógica

 As ações educativas do Colégio Vida, acompanham as mudanças propostas pelo Ministério da Educação, hoje nosso material pedagógico já está adaptado a nova legislação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular...) * Investindo também na qualificação dos nossos profissionais.

 Numa prática sócio construtivista é facilitado ao aluno ser autor do seu conhecimento, auxiliado e incentivado pelo professor.

 Ampliar as possibilidades de conhecimento além  das limitações do repertório das disciplinas, através de projetos, pesquisas, suportes tecnológicos e outros.

 Conscientes de que a aprendizagem ocorre nas interações cognitivas sociais e afetivas os saberes serão construídos sobre os pilares: saber ser, saber fazer, aprender a aprender.

 

Crianças bem pequenas – (MATERNAIS) de 18 meses a 3 anos e onze meses.

Os primeiros anos de vida são decisivos no desenvolvimento e formação da criança. Na escola, a criança desenvolve sua identidade e autonomia, amplia seu conhecimento de mundo, desenvolve a linguagem oral e se socializa. Nos primeiros estágios é desenvolvida a fase sensório-motor, que é a da inteligência prática, onde as atividades são programadas e desenvolvidas para que a criança possa experimentar, tocar, visualizar, sentir, vivenciar... onde tudo é percebido pelos órgãos dos sentidos e ações corporais. Portanto a aprendizagem se dá sob os três pilares: O Desenvolvimento Motor, Desenvolvimento dos Sentidos e Desenvolvimento Oral.

Respeitando os direitos de aprendizagem e valorizando os campos de experiência, enfatizados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as crianças vão sendo introduzidas nos campos de conhecimento da música, do movimento, situações práticas de raciocínio logico, da linguagem oral.

Crianças pequenas – (EDUCAÇÃO INFANTIL) 4 a 5 ANOS e 11 meses)

Nos estágios em que se compõe a Educação Infantil, o aluno é colocado diante de oportunidades para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual.

Nesta etapa a criança estrutura sua oralidade, desenvolve a expressão gráfica e as relações matemáticas, iniciando a descoberta dos sinais alfabéticos que levarão ao domínio da leitura e da escrita quando forem inseridos no Ensino Fundamental.

O currículo do Colégio VIDA inclui as aulas de Corpo e Movimento, Música, Matemática, Informática, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Inglês, Hapkido (Artes Marciais) Multisport.

ESTRUTURA

Oferecemos condições pedagógicas e proporcionamos um ambiente seguro, saudável, que possibilitam o pleno desenvolvimento dos nossos alunos.

Nossas salas de aula são amplas, arejadas e iluminadas, organizadas em espaços aconchegantes, atraentes e seguros, equipadas com materiais adequados para a idade do aluno para atender às diferentes necessidades e interesses das crianças.

 

Todas as salas permitem diferentes formas de disposição dos materiais e das crianças para cada proposta da agenda do dia de cada turma.

 

O ambiente é estimulador e sua organização possibilita situações de interação em pequenos grupos, favorecendo a autonomia e a segurança, bem como momentos de atividades mais específicas e individuais.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1° ao 5°ano)

É nesta fase especialmente, que se inicia a formalização do processo ensino-aprendizagem, onde as noções conceituais se fazem presentes para explicar o mundo e conteúdos que devem ser incorporados ao repertório intelectual do aprendiz. Com o objetivo de proporcionar Ensino Fundamental uma aprendizagem significativa, o Colégio VIDA oferece uma educação integral visando aspectos intelectuais, sociais, afetivos e culturais, com temas que discutem questões relacionadas à pluralidade cultural, meio ambiente, ética, saúde, sexualidade e outros.


O currículo do Ensino Fundamental, anos iniciais do Colégio VIDA, é formado pelos componentes curriculares da Base Comum.

- Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física.

- Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia).

 

Parte Diversificada:

- Robótica e Informática

- Dança

- Multisport

- Hapkido

- Pec (Plano de Enriquecimento Curricular)

ESTRUTURA

As salas de aula são amplas, arejadas e iluminadas e permitem diferentes configurações e adequações do ambiente.

 Procuramos arrumá-las em função da produção e organização do grupo para que responda aos desafios e conquiste novos recursos e aprendizagens. Todas

permitem diferentes formas de disposição dos materiais e dos alunos para cada proposta da agenda do dia de cada turma.

 Esse ambiente estimulador possibilita momentos de maior interação, debate ou investigação, favorecendo a autonomia, nos momentos de atividades específicas em grupo e individuais.

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (6° AO 9°ANO)

Nesta etapa de escolaridade objetivamos de forma gradativa, a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento das habilidades e capacidades de aprender as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, com o meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, fortalecendo seus vínculos familiares, interacionais e humanitários, em direção a um mundo onde irá atuar, inventar, reinventar e descobrir de forma consciente e transformadora. A nova experiência de professores especialistas em lugar do professor polivalente já altera a rotina diária e com a complexidade cognitiva dá-se ênfase no exercício gradativo da autonomia, responsabilidade, comprometimento que será consolidado na próxima etapa: o Ensino Médio.
O currículo do Fundamental (anos finais) do Colégio VIDA, inclui:
Base comum: Lingua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, História, Geografia, Arte e Educação Física. 
Parte Diversificada: Inglês, Espanhol, Informática, PEC. 
Inclui também: Dança, Robótica, Hapkido, Multsport.

 

Horário de Aula: Apenas no período da manhã.

ESTRUTURA

Para essa fase do desenvolvimento, temos salas de aula com tamanho e adequação mobiliária para receber os alunos e suas demandas, permitindo diferentes configurações e adequações do ambiente e diferentes formas de disposição dos materiais e dos alunos, proporcionando boas situações de aprendizagem nos vários momentos da rotina diária.

 Esse ambiente estimulador possibilita momentos de maior interação, debate ou investigação, favorecendo a autonomia, nos momentos de atividades específicas em grupo e individuais.

PERIODO INTEGRAL

O Colégio VIDA oferece como opção o período integral para alunos no contraturno.

 

a) Maternais e Educação Infantil (18 messes a 5 anos): Hora do descanso, Brincadeiras (livre e dirigida), Histórias contadas e representadas, Informática, Jogos (memória/quebra-cabeça), momentos lúdicos, teatrinhos, filmes programados, hábitos de higiene e outros.

 

b) Ensino Fundamental (anos iniciais do 1° ao 5°ano): Organização das tarefas diárias (lição de casa), Desenvolvimento da linguagem/leitura (histórias/filmes), Arte, Lazer (brincadeiras/ parque livre), Hapkido, Dança, Multsport, Informática, orientação para hábitos de estudos, hábitos de higiene, desenvolvimento das noções de disciplina, respeito, regras e sociabilização. A realização de trabalhos específicos deverá ser feita em casa, com a ajuda dos pais.

Ampliar as possibilidades

do aluno.

Estímulos a nossos alunos para o convívio social e humanitário.

Enriquecimento do  seu repertório e sua autonomia intelectual.

Construir novos saberes como: o saber ser, o saber fazer, o aprender a aprender.

A aprendizagem ocorre nas interações cognitivas, sociais, e afetivas.

Material Didático:

MAPA DO SITE

CONHECA O COLÉGIO

CURSOS

ESTRUTURA

NOVIDADES

CONTATO

Rua: General Bitencourt, nº 266

 

Centro - Osasco - SP.

CEP: 061016-045

 

 

Telefones: (11) 3681-4100

                     (11) 3683-3877

LRDIGITAL© Sua primeira escolha